Barra de vídeo

Loading...

Como memorizar Letra de Música para não dar branco

    Vão chegando as semanas antes dos shows e apresentações e os cantores começam a se apavorar com a possibilidade de esquecer as letras das músicas no palco. Por mais que se ensaie, sempre tem aquela música em que esquecemos quantas repetições o refrão faz no final, ou então a quarta estrofe, que se esquece o que é dito.
 Depois de algum tempo de experiência, comecei a notar os casos que causam esta confusão mental: às vezes é a letra que tem uma estrutura disforme, ou fatos narrados não cronologicamente. Porém, nem sempre é isso.

Em outros casos (a maioria) o que causa isso é estudar com letras, cifras e partitura do tipo Preguiçosas:
Ou seja, a cifra está só na primeira estrofe e nas outras só tem a letra (tende-se a estudar a música com o olho na cifra acima, enquanto deveria estar lendo a letra embaixo), ou o refrão aparece só da primeira vez na página de estudo, e nas demais vezes aparece escrito (refrão), (refrão 2x). O Olho corre para outra página e nem sempre volta pro lugar certo. Pode parecer bobagem ,mas isto afeta a memorização e é um impecílio para a fluidez da memorização: Ao invés de se concetrar na história contada, e portanto na interpretação da canção, o cantor é obrigado a dispersar-se em busca de ritornelos e partes fragmentadas.

Para acabar com isso, recomendo colocar a letra inteira na folha, com sua respectiva cifra encima. Se for preciso repetir 5 iguais refrões escritos, que seja. Separar as estrofes por parte de estrutura de forma clara ajuda a compor um mapeamento visual que não será mais esquecido. Pode-se usar cores, negrito, para destacar estruturas semelhantes e  facilitar o trabalho dos olhos nos ensaios. Fazendo-se desta forma e utilizando sempre a folha preparada nos estudos e ensaios, a letra estará mapeada mentalmente: e dalí não sai.
Aqui vão dois exemplos de letras estruturadas para estudo: Clique nas imagens para detalhes.



Um comentário:

  1. eu acho que o negocio e ensaiar mil duas mil vezes e treinar ate o cerebro cantar sozinho. Nao tem outro jeito pra mim. Infelismente

    ResponderExcluir

Comentários